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Como diminuir o impacto econômico da sua empresa.

Atualizado: Jun 8

Nós como Agência de Marketing Digital não poderíamos deixar de trazer algumas recomendações sobre como amenizar o impacto econômico em pequenos e médios negócios. Não há previsão para o fim da pandemia de coronavírus, que tem feito com que o movimento no comércio diminua drasticamente, então o que podemos fazer é nos adaptar ao momento e buscar soluções para que os prejuízos não aumentem em proporção incontrolável.



1 - Faça um levantamento das despesas para os próximos 3 meses e defina as prioridades: Coloque em uma planilha seus principais gastos por ordem de prioridade. Tenha sempre em mente as dívidas que não há como negociar e as que oferecem essa possibilidade.


2 - Faça o possível para negociar as dívidas que mais têm impacto sobre o seu negócio: Com a crise que estamos enfrentando hoje, muitas instituições financeiras e até mesmo grandes empresas estão colaborando para amenizar o impacto econômico, e muitas estão negociando prazos maiores para a quitação de dívidas. Portanto, se necessário, negocie prazos com fornecedores e instituições financeiras. Mas é importante adiar dívidas somente se necessário, do contrário procure quitá-las em dia.


3 - Não faça mais dívidas, evite despesas desnecessárias: Muitas pessoas contraem dívidas para quitar outras dívidas, mas esse não é o caminho. Evite despesas desnecessárias e procure focar no que sua empresa precisa para sobreviver nesse momento. Se você continua vendendo, provavelmente terá que realizar novas compras, porém, evite comprar o que você não tem certeza que vai “girar” a curto prazo.


4 - Estude possibilidades de continuar faturando: Embora a pandemia diminuiu o movimento nas portas físicas, as portas online estão sempre movimentadas e podem ser a solução para sua empresa se manter firme nesse momento. Então, como explorar a internet a favor da sua empresa?


  • Se o seu segmento permitir, crie condições tecnológicas para o trabalho remoto. Assim você pode realizar reuniões virtuais e pode estar sempre em contato com seus clientes e funcionários.

  • Identifique fornecedores alternativos para não interromper o funcionamento da sua empresa.

  • Crie promoções e divulgue em suas redes sociais como Facebook, Instagram, site e WhatsApp.

  • Esteja sempre conectado para atender seus clientes remotamente.


Além disso, você pode oferecer serviço de entrega, manutenção e diagnóstico via telefone e ampliar as formas de pagamento. Tudo isso são medidas provisórias, mas nada o impede de aprender novas estratégias e conhecer novos meios que podem vir a ser utilizados também após a crise.


E se precisar de uma ajudinha, fale conosco. Estamos todos conectados para atender você a hora que precisar!


(44) 9 9820-0809 / (44) 9 9177-9333



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