Quando se trata de iniciar uma loja online, há vários detalhes que precisam ser considerados. A primeira etapa, muito importante nesse processo, é a escolha da plataforma de e-commerce.
Optar pela plataforma ideal é crucial, pois evita problemas que envolveriam a mudança para outra opção futuramente, exigindo um gasto desnecessário.
Mas o que considerar ao adquirir um e-commerce? Vamos lá para alguns pontos!
Layout;
SEO;
Integração com as redes sociais;
Variedade de formas de pagamento;
Catálogo de produtos;
Segurança;
Suporte especializado.
Além desses pontos que são muito importantes, é de extrema necessidade que sua loja virtual ofereça uma excelente experiência ao usuário (UX). Para muitos, ter um e-commerce é colocar alguns produtos no ar e esperar as vendas chegarem.
Na verdade um e-commerce é muito mais que isso, é necessário conquistar o usuário para convertê-lo. Sua página precisa ter estratégia e oferecer certas facilidades aos usuários, como:
Navegação simples: Quanto mais rápido seus visitantes encontrarem o que estão procurando, mais rápido eles irão avançar para o processo de check-out.
Comunicação clara: Se o usuário não compreende o que está comprando, ou querendo comprar, dificilmente ele chegará até a etapa final. Invista em uma comunicação clara e objetiva, detalhe seus produtos. Quanto mais características do produto, mais claros estiverem o valor e opções de pagamento, maior a chance do usuário realizar a compra.
Velocidade: A velocidade do site afeta diretamente na experiência do usuário. Otimize as imagens e a programação da sua loja para uma velocidade de 5 segundos, ou melhor ainda, no máximo 3 segundos.
Linguagem adequada: Ajuste a comunicação de sua loja. Utilize a linguagem que seu usuário irá entender de primeira.
Transações simples: O usuário encontrou o produto com facilidade, mas e se ele teve um check-out longo e complexo? De nada adiantou. Agilize o processo para, no máximo, três cliques e você verá como sua taxa de conversão aumentará.
Segundo os sites ecommercebrasil.com.br e istoedinheiro.com.br, nos últimos meses os números relacionados ao comércio eletrônico aumentaram significativamente. Veja:
E-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado;
Ao todo, foram 24,5 milhões de compras online, um aumento de 98% em relação a abril de 2019;
O Brasil registrou um aumento médio de 400% ao mês no número de lojas que abriram um e-commerce durante o período da quarentena;
O levantamento indicou que mais de 100 mil lojas já aderiram às vendas pela internet e os setores que estão em alta são os da moda, alimentos e serviços.
Mas e sua loja? Já está no mundo online? Se sim, ela está oferecendo uma boa experiência ao usuário? Se não, o que está esperando?
Fale conosco e saiba quais soluções temos para sua marca!
Comments