top of page

Gerencie sua equipe remotamente de forma eficaz



Os tempos são difíceis, mas os resultados precisam ser entregues e portanto você, como líder, precisa manter os colaboradores engajados e empenhados mesmo trabalhando remotamente. Assim, separamos algumas orientações para que você possa gerenciar sua equipe de forma eficaz mesmo que remotamente.


- Faça alinhamentos diariamente com sua equipe, seja por WhatsApp, plataformas online ou ligação.


- Dê o respaldo necessário para que sua equipe cumpra a pauta diária. Isso inclui garantir os recursos necessários, permitir o acesso a materiais pertinentes às tarefas, tirar dúvidas sempre que preciso e respeitar os horários da empresa.


- Delegue a demanda diária com clareza e detalhadamente. Neste momento não há espaço nem tempo para ruídos de comunicação.


- Faça o uso de ferramentas de acompanhamento como o Trello, Meister Task, Asana, Project, Teamwork e Artia. Lembrando que as opções são inúmeras e cabe à empresa ver qual supre melhor suas necessidades.


- Defina o tempo para a realização de cada tarefa e os resultados que precisam ser entregues.


- Estimule a consciência coletiva. Todos precisam estar cientes da importância do trabalho remoto, assim como quando estão na empresa.


- Reforce a importância do foco. Você pode começar agendando antecipadamente reuniões com sua equipe para evitar o acesso ao WhatsApp, e-mail e demais mídias sociais a todo momento.


- Estimule uma pausa de 10-15 minutos a cada 90 minutos de trabalho intenso. Esse intervalo pode ajudar na criatividade e foco.


- Não selecione pessoas. Todos da equipe devem ser envolvidos na cultura home office. Caso algum funcionário precise estar na empresa, explique o motivo pelo qual ele ficará e os cuidados que você, líder, terá para com ele.


10º - Se houver conflitos, trate o assunto com quem realmente precisa estar envolvido. Não trate conflitos em grupos de WhatsApp e nem por mensagens. Ligue para os envolvidos e busque a melhor solução.


11º - Dê mais feedbacks positivos nesse momento em que as pessoas já se encontram abaladas.


12º - Se você é líder, você precisa simplesmente assumir o seu papel. Não se sinta pior, nem melhor que ninguém.


Compartilhe essas orientações com quem você conhece. É de extrema importância o trabalho em equipe, e a liderança bem exercida é fundamental.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page